Breve Apresentação da Cidade de Passos - Minas Gerais

Passos é um município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais. Com uma população estimada de 114.458 habitantes, em 2017, distribuídos em uma área total de 1.339 km², é o quarto município mais populoso de sua mesorregião e o 26º do estado.

A formação de Passos inicia-se em meados do século XVIII, com as primeiras fazendas sendo implantadas entre 1780 e 1830, sendo que a Vila propriamente dita, inicia-se em 1848, sendo elevada à categoria de cidade no ano de 1858. O aniversário da cidade é comemorado no dia 14 de maio. A cidade se destaca como polo regional, possuindo uma economia baseada principalmente na agropecuária e no agronegócio, em pequenas indústrias de confecções e móveis, além de um forte setor de serviços. Por volta de 1780, tendo morrido o pai, o jovem Padre José de Freitas e Silva fixou-se em Jacuí e implantou a Fazenda Bonsucesso, ao pé do morro de São Francisco, onde instalou a mãe viúva e outros familiares.

Dona Faustina Maria das Neves, daí para frente, dirigiu os destinos da fazenda, de cuja colônia, junto às faisqueiras do Bonsucesso, se originou a cidade de Passos. À primeira e diminuta capelinha de Santo Antônio (edificada pelos paulistas) seguiu-se outra, na atual praça da Matriz, maior e em condições de ser curada, com a invocação do Senhor dos Passos (edificada pelos mineiros). Prevaleceu a segunda, sendo modificado o traçado urbano anterior. A capela do Senhor dos Passos, iniciada em 1829 por iniciativa de Domingos Barbosa Passos, tornou-se o centro do arraial (1835), da Paróquia (1840), da vila (1848) e da cidade (1858).

O clima de Passos é Tropical de Altitude, com temperatura média anual superior a 18°C e inverno seco. No Ensino superior e técnico, Passos conta com: Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Faculdade de Medicina Atenas, Instituto Educacional Máris Célis, Escola Técnica de Passos (ETEP), Cefan, entre outros. A Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos e a Santa Casa de Misericórdia de Passos se uniram para criar A Cidade do Saber e da Saúde. Com esse grande projeto Passos assume definitivamente a responsabilidade de ser centro de educação e saúde da região Sudoeste de Minas, pretendendo reunir educação, inovação, desenvolvimento em procedimento e tratamentos na área da saúde, e assim se tornar referência, evitando longas viagens para pacientes da região.

A pedra fundamental da futura obra foi lançada em 8 de novembro de 2014, em comemoração aos 150 anos de fundação da Santa Casa, planeja-se que seja concluída em 2020. Passos conta com dois Rotary Club's: Rotary Club de Passos e Rotary Club de Passos Rio-Grande; dois Rotaract Club´s: Rotaract Club de Passos e Rotaract Club de Passos Rio-Grande e um Interact: Interact Club de Passos Passos possui cinco lojas maçônicas regulares sendo elas:

Augusta, Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica "Deus, Universo e Virtude", filiada ao GOB/MG; Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Professor Armando Righetto", anteriormente denominada "Leodolpho Evangelista da Rocha", filiada ao GOB/MG; Augusta e Respeitável Loja Maçônica "Deus, Justiça e Fraternidade", filiada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais; Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Marcos Joelle", filiada ao GOMG/COMAB e  Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Fraternidade Passense", filiada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

Na economia, destaque para a agroindústria (açúcar, álcool, fermento, laticínios,); agropecuária (cana, café, milho, gado de corte e de leite, avicultura de corte e de postura, suinocultura); indústria confeccionista e de serviços.

Atualmente a cidade está se destacando na indústria moveleira. A indústria mobiliária (móveis rústicos e finos) vem se destacando e ganhando expressão nacional pela sua qualidade de acabamento, design diferenciado e durabilidade. Comércio forte, infraestrutura de serviços institucionais e privados, aliados à tradicional hospitalidade mineira fazem do turismo de compras em Passos realmente um diferencial para quem visita a cidade.